QUEM SOMOS
Nossa História

Preocupados com a precariedade do ensino no país e, principalmente, no município de São Mateus, um grupo de cidadãos mateenses reuniram-se, com a finalidade de resgatar e restabelecer os valores da educação no município.

Diversas propostas foram criadas, analisadas e discutidas para solucionar a difícil situação do ensino.

Dois membros desse grupo, o senhor Roberto Rollim Pinheiro Botelho e a Senhora Carmem Maria de Oliveira Borges, conceituada pedagoga de São Mateus, lançaram a ideia de fundar uma instituição formada pelos pais dos próprios educandos – uma cooperativa – baseados na experiência e nos estudos das teorias pedagógicas de grandes autores.

Ainda engatinhando, aquela pequena organização começou a desenhar a sua estrutura: a escolha dos membros do conselho administrativo, o nome da escola, o local de funcionamento, seleção de professores e, sobretudo, a filosofia da escola e seu estatuto, bem como seus órgãos internos, necessários ao seu funcionamento.

Nascia uma nova instituição, das mãos daqueles que se preocupavam em transformar e construir um futuro melhor para todos.

No dia 27 de fevereiro de 1993 foi criada a 1ª Cooperativa Educacional do Espírito Santo, em São Mateus – a COOPESMA, que manteria a Escola Alternativa “Lago dos Cisnes”. A sua primeira aula foi registrada no dia 1º de março de 1993, na CEUNES, Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo, onde funcionou provisoriamente.

Funcionando à base do cooperativismo, sem fins lucrativos, a Escola Alternativa caminha firme em busca de seus propósitos, seguindo sempre as diretrizes definidas em Assembléia Geral dos Associados.

Essa é a história do surgimento e crescimento de uma instituição que nasceu a partir do esforço coletivo, da crença de que só por meio da união, do cooperativismo e da dedicação é que se pode transformar sonhos em realidade e, principalmente, a vida das pessoas.

(27) 3767-0642
(27) 99836-3920