NOTÍCIAS
ALTERNATIVA É A PRIMEIRA ESCOLA DE SÃO MATEUS A SER ABASTECIDA POR ENERGIA SOLAR
5 de julho de 2019

Escola Alternativa, que é uma cooperativa educacional, inaugurou seu sistema fotovoltaico na noite de quinta-feira (04/07), numa cerimônia cheia de emoção para pais, alunos e convidados. Operando desde maio, a estação de energia solar conta com 157 placas com capacidade de gerar até 82 megawatt (MWh) por ano.

Muito mais do que uma ação de economia, o investimento faz parte das premissas da escola, preocupada com a sustentabilidade e com a missão de oferecer uma educação completa aos estudantes. “Seguiremos dando a nossa contribuição para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel na transformação da sociedade, sonhando com o dia em que teremos um mundo mais justo e igualitário para todos”, disse o presidente da cooperativa educacional, Erickson Maneti de Paulo.

Além da estação, estão sendo planejadas melhorias no sistema elétrico da escola, a serem implantadas até o final do ano. Assim, a perspectiva é que os gastos anuais com energia elétrica caiam de R$94 mil para R$20 mil. De acordo com Erickson, estes recursos poderão ser revertidos em outras necessidades como investimentos em novas tecnologias, melhoria dos salários dos colaboradores ou até para dar maior longevidade a atual política de preços da Escola Alternativa, visto que, recentemente, os pais decidiram, em assembleia, não reajustar os valores das mensalidades este ano.

Um agradecimento especial foi feito aos pais voluntários que compuseram a comissão técnica que acompanhou desde o projeto até a instalação do sistema solar. O evento contou também com a participação do presidente do Sicoob, Bento Venturim; do representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), Carlos André Santos de Oliveira; do diretor da empresa que executou a obra, Lucas Valadares Mota e representantes dos três conselhos da escola: Administração, Fiscal e de Pais e Mestres.

A noite foi fechada com muita animação na apresentação musical liderada pelo professor Jojoca e convidados, seguido de coquetel.

(27) 3767-0642
(27) 99836-3920