NOTÍCIAS
Escola Alternativa sedia JOCOOPES 2019
26 de novembro de 2019

Reunidas, seis cooperativas educacionais, com crianças do 5º Ano, participaram de dois dias de atividades que tiveram como objetivo principal incentivar o espírito cooperativista nos estudantes. Durante os dias 25 e 26 de outubro, cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores. Os grupos, que chegaram a noite da sexta-feira (25), participaram do Baile dos Super-Heróis, com a presença de personagens como o Homem de Ferro e Mulher Maravilha para animar a festa.

No sábado (26), iniciou-se com o café da manhã e abertura oficial do evento com o Hino Nacional, Hino do Espírito Santo, Hino do Cooperativismo e o Hino da Coopesma. Marcaram presença nos jogos cooperativos deste ano as cooperativas educacionais Coopesg, Cooperação, Coopepi, Cel, Coopeducar e a anfitriã Coopesma.

As crianças participaram de atividades simultâneas, que foram pensadas pelas cooperativas educacionais, buscando acender o sentimento de cooperação entre eles para saberem que é possível se divertir cooperando.

O JOCOOPES faz parte da agenda do Cooperjovem, uma ação que tem como objetivo despertar nos educadores e educandos uma consciência sobre cooperação, auxiliando na organização e desenvolvimento de projetos nas escolas, através do desenvolvimento de uma metodologia educacional cooperativa e da compreensão do cooperativismo como forma de organização socioeconômica.

Para a diretora da Coopesma Zenilza Pauli, cooperativa que recebeu o Jocoopes 2019, sediar a edição deste ano foi motivo de orgulho, contando com a forte participação de toda a equipe pedagógica e auxiliar da escola. E os jogos, apesar de terem este nome, representam um elemento primordial para o desenvolvimento da criança, que é o trabalho em grupo.

“Costumamos dizer que o aluno que passa por uma escola cooperativa e vive esse cotidiano é diferente. Esse sujeito sai do espaço da escola um cidadão diferente. Isso porque, nós, em primeiro lugar, temos o objetivo de cuidar, colaborar e cooperar para a formação desses indivíduos”, destacou a diretora da Coopesma.

(27) 3767-0642
(27) 99836-3920