NOTÍCIAS
Nossa receita cresceu 2,67% em 2019
27 de julho de 2020

No último trimestre de 2018, definimos três pilares para nosso planejamento anual: (i) Não reajustar o rateio mensal; (ii) Aumentar o número de alunos; (iii) Reduzir a taxa de inadimplência. A partir destas premissas, delineamos um conjunto de estratégias administrativo-pedagógicas com o objetivo de tornar a Escola Alternativa ainda mais forte em meio a um cenário cada vez mais competitivo e desafiador.

Apesar de nossos cooperados não terem observado reajuste do valor do rateio no ano letivo de 2019, nossa receita cresceu 2,67% em comparação à receita registrada em 2018. Contribuíram para esse resultado o aumento do número de alunos e as renegociações bem-sucedidas firmadas com ex-cooperados em situação de inadimplência.

Iniciamos o ano letivo com um número de alunos 2% maior em relação ao número de matrículas totais registradas no início de 2018. Recebemos 110 novos alunos no início do ano letivo 2019 ante 56 alunos no ano anterior, um expressivo crescimento de 96% na celebração de novos contratos.

Implantamos o Programa Cooperar, nosso Plano de Descontos.  A adoção da nova metodologia provocou o aumento das nossas despesas financeiras em 66%. Por outro lado, as condições fixadas para usufruto dos descontos levaram à redução da nossa taxa de inadimplência em 57%. Registramos índice histórico de inadimplência de 1,05% em 2019.

Desenvolvemos um método criterioso para acompanhamento e controle dos nossos custos operacionais, a partir de estudos analíticos realizados mensalmente no âmbito do Conselho de Administração. Colocamos em operação o Sistema de Geração de Energia Solar que propiciou significativa redução de custos com energia elétrica.

Investimos em nossa infraestrutura com objetivo de oferecer maior conforto e segurança para alunos e colaboradores. Adquirimos novos computadores para o laboratório de informática, novos equipamentos de refrigeração para as salas de aula; reformamos a secretaria da escola, entre outras melhorias realizadas.

Reajustamos os salários dos nossos empregados acima da inflação oficial. Investimos em treinamentos individualizados com foco na capacitação do nosso time. Aperfeiçoamos o Benefício Educacional, programa que visa garantir que os filhos dos nossos colaboradores estudem na Escola Alternativa até o final do Ensino Médio, a um custo equânime.

Recentemente, recebemos com muita alegria a divulgação do ranking com as melhores escolas capixabas com base nos resultados do ENEM 2019. Mais uma vez, a Escola Alternativa obteve a primeira colocação entre as escolas privadas de São Mateus. No ranking estadual, alcançamos a 29ª colocação entre todas as escolas no Espírito Santo, consolidando cada vez mais a qualidade do ensino como valor inegociável da nossa instituição.

Assembleia Geral Ordinária – Virtual

Em função da pandemia da Covid19 que estamos enfrentando, este ano, a prestação de contas da COOPESMA será no formato virtual. Acontecerá no dia 30 de julho, às 19h, por meio da plataforma de videoconferência ZOOM. Os cooperados precisam, até o dia 30, 17h, acessar o link enviado pela Cooperativa, para confirmarem participação no evento.

Além da prestação de contas do exercício 2019, nesta assembleia haverá também a eleição de novos cooperados para composição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. O grupo atual está encerrando seu ciclo à frente da COOPESMA e, a partir de 01/08/2020, um novo grupo de pais assumirá a gestão da Cooperativa.

Caberá aos cooperados ainda, reunidos em Assembleia Geral, decidir sobre a destinação das sobras de R$ 456 mil apuradas pela Cooperativa Educacional de São Mateus no exercício 2019.

Acesse aqui a página de inscrição e confirme participação na Assembleia Geral Ordinária da sua cooperativa.

Cooperativas constroem um mudo melhor!

(27) 3767-0642
(27) 99836-3920