Reunidas, seis cooperativas educacionais, com crianças do 5º Ano, participaram de dois dias de atividades que tiveram como objetivo principal incentivar o espírito cooperativista nos estudantes. Durante os dias 25 e 26 de outubro, cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores. Os grupos, que chegaram a noite da sexta-feira (25), participaram do Baile dos Super-Heróis, com a presença de personagens como o Homem de Ferro e Mulher Maravilha para animar a festa.
No sábado (26), iniciou-se com o café da manhã e abertura oficial do evento com o Hino Nacional, Hino do Espírito Santo, Hino do Cooperativismo e o Hino da Coopesma. Marcaram presença nos jogos cooperativos deste ano as cooperativas educacionais Coopesg, Cooperação, Coopepi, Cel, Coopeducar e a anfitriã Coopesma.
As crianças participaram de atividades simultâneas, que foram pensadas pelas cooperativas educacionais, buscando acender o sentimento de cooperação entre eles para saberem que é possível se divertir cooperando.
O JOCOOPES faz parte da agenda do Cooperjovem, uma ação que tem como objetivo despertar nos educadores e educandos uma consciência sobre cooperação, auxiliando na organização e desenvolvimento de projetos nas escolas, através do desenvolvimento de uma metodologia educacional cooperativa e da compreensão do cooperativismo como forma de organização socioeconômica.
Para a diretora da Coopesma Zenilza Pauli, cooperativa que recebeu o Jocoopes 2019, sediar a edição deste ano foi motivo de orgulho, contando com a forte participação de toda a equipe pedagógica e auxiliar da escola. E os jogos, apesar de terem este nome, representam um elemento primordial para o desenvolvimento da criança, que é o trabalho em grupo.
“Costumamos dizer que o aluno que passa por uma escola cooperativa e vive esse cotidiano é diferente. Esse sujeito sai do espaço da escola um cidadão diferente. Isso porque, nós, em primeiro lugar, temos o objetivo de cuidar, colaborar e cooperar para a formação desses indivíduos”, destacou a diretora da Coopesma.