Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/ca/13/alternativa3/public_html/wp-content/themes/Escola/topo.php on line 19
NOTÍCIAS
Sucesso no desempenho dos nossos alunos é destaque em matéria da OCB/ES.
19 de fevereiro de 2020
Alunos da COOPESMA e COOPEDUCAR são aprovados em universidades e faculdades brasileiras (Matéria de 18/02/2020)

Alcançar uma boa nota no Sistema de Seleção Unificado (SISU) e conseguir uma vaga em alguma instituição de ensino superior é o objetivo de muitos estudantes. Conquistá-lo, contudo, requer preparo e educação de qualidade. As cooperativas educacionais COOPESMA, de São Mateus, e COOPEDUCAR, de Venda Nova do Imigrante, têm investido nesses dois pilares e, como resultado, conseguiram aprovar vários alunos do ensino médio em cursos superiores.

Na COOPESMA, 20 alunos da turma de terceira série do ensino médio foram aprovados no SISU este ano. E na COOPEDUCAR, foram cinco em uma turma de sete alunos.

O número significativo de estudantes da COOPESMA e da COOPEDUCAR aprovados em cursos superiores reflete a qualidade do ensino ofertado pelas cooperativas educacionais. Para a diretora da COOPESMA, Zenilza Pauli, o resultado do SISU permite avaliar o trabalho que tem sido feito pela escola junto aos seus alunos, além de validar o investimento dos pais em um ensino de excelência.

“Dentre os alunos aprovados, muitos frequentam a nossa escola desde a educação infantil e quando, no final desse ciclo, algum deles é aprovado em um curso superior, além da felicidade de realização do desejo desse aluno, é gratificante para os familiares dele, que investiram em sua educação. Além disso, através do resultado, obtemos um parâmetro de avaliação do nosso trabalho. Um trabalho de qualidade, cultivado ao longo de muitos anos. O número de aprovados confirma isso”, argumenta.

Ainda de acordo com a diretora Zenilza, a rotina de estudos dos alunos de ensino médio da COOPESMA foi reforçada esse ano, o que contribuiu para a aprovação deles. “Nós adotamos o material da plataforma de educação SAS, um sistema educacional do Ceará extremamente denso. Com ele, buscamos aprimorar o ensino que já oferecíamos e, assim, colhermos um resultado ainda melhor no final do ano”, explica.

Rubens Netto foi aluno da COOPESMA e conseguiu uma vaga no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele conta que a rotina de estudos era intensa, mas que o apoio dos professores o incentivou a não desistir. “Meu último ano na COOPESMA me exigiu muita disciplina e dedicação. Deixei de realizar tarefas que fazia em outros anos para me dedicar ainda mais aos estudos e às matérias que a escola disponibilizava. Dei o meu máximo, e todos os professores me apoiavam, o que fortaleceu ainda mais o meu sonho de ir fazer uma faculdade no Sul”, declara Netto.

Na COOPEDUCAR, a rotina escolar do terceiro ano do ensino médio também foi reforçada. A preparação para a prova do Enem se deu por meio da aplicação de simulados, redações e provas. Quem conta isso em detalhes é a estudante Lara Altoé, que decidiu cursar gastronomia na Universidade de Vila Velha (UVV). Ela não chegou a usar a nota do Enem no SISU, mas atingiu boa pontuação na prova de redação.

“Fiz a prova do Enem, tirei 860 na redação, mas não pude usar a nota na UVV, então não cheguei a fazer a inscrição no SISU. E sobre os estudos, em alguns dias tínhamos aulas no horário integral e, às vezes, até mesmo em horários extras, como à noite ou aos sábados. Mas contávamos com uma rede ótima de professores e coordenadores, sempre atentos às nossas evoluções, não só no meio escolar, mas também fora dele, na vida. Isso nos fortaleceu e motivou”, comenta a estudante Lara.

Para o diretor da COOPEDUCAR, José Viçosi, as aprovações dos estudantes da cooperativa são resultados de empenho e dedicação do corpo docente, e lembra que a escola já vem sendo reconhecida pelas suas atividades há anos. “Percebemos que o resultado dos alunos foi positivo, o que demonstra que o trabalho da escola está bem fundamentado. Tivemos aprovação em federais e particulares. É a continuidade de um trabalho que vem sendo construído há tempo, pois, nos últimos 20 anos, a escola sempre esteve entre as 20 melhores do Estado”, destacou Viçosi.

A estudante Amanda Zaqui, também aluna egressa da COOPEDUCAR, foi aprovada no curso de arquitetura da Universidade Federal do Espírito (UFES). Para ela, sua escola desempenhou um papel de fundamental importância na conquista da aprovação.

“A tão sonhada vaga na federal foi uma construção conjunta com a escola e, com toda certeza, o trabalho desencadeado por eles me motivou a sempre ir além da sala de aula. A metodologia da escola, os professores e todo o grupo envolvido na manutenção do espaço contribuiu muito para o meu desempenho dentro e fora do ambiente escolar”, relata.

Além do preparo para as provas, a COOPEDUCAR disponibilizou acompanhamento psicológico aos seus alunos, destinado a sanar dúvidas em relação à escolha de curso.

Preparo para a vida

O ensino ofertado pelas cooperativas educacionais não se restringe às salas de aula. Além de investir em um ensino de qualidade, elas estimulam seus alunos a cultivarem valores. Dessa forma, o ambiente cooperativista é, também, oportuno para fortalecer o desenvolvimento de qualidades individuais e interpessoais.

“Sempre digo que a gente não é preparado só para o vestibular, mas para vida. As aulas sempre foram voltadas para que alcançássemos nossos objetivos individuais. Além disso, há um acompanhamento das habilidades e dificuldades de cada um, e é essa atenção direcionada que, para mim, constitui um dos diferenciais da nossa escola”, revela a estudante da COOPEDUCAR Amanda Zaqui.

Na COOPESMA não é diferente. A diretora da cooperativa educacional, Zenilza Pauli, diz que os profissionais da escola não almejam formar apenas estudantes, mas pessoas. “Esperamos bons resultados ao final do ano, mas não só isso. Também prezamos pelo aprendizado que ultrapassa as barreiras da sala de aula. Esperamos formar boas pessoas, dotadas de bons valores.  Dizemos que não basta ser inteligente, mas ser uma boa pessoa para que assim, possam fazer a diferença no mundo”, expressa a diretora.

 

Veja alista de alunos da COOPESMA aprovados em cursos superiores:

 

Amanda Rocha – Direito (FACELI) e Fonoaudiologia (UFES)

Ana Clara Furtado – Nutrição (UFV – Viçosa)

Anna Elise Thompson – Direito (FVC)

Bruno Viana – Economia (FUCAPE – Vitória)

Eduardo Nyl Santana – Engenharia Civil (IFES – Nova Venécia)

Eliza Pereira – Direito (UVV)

Felipe Almeida – Engenharia Civil Empresarial (FURG)

Felipe Amaral – Economia (UNINOVE – SP)

Felipe Nascimento – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UFMS)

Guilherme Coimbra – Matemática (UFES)

Heitor de Souza – Engenharia Mecânica (IFES)

Heubler Alves – Medicina (UCP)

Isabella Del Pieri – Agronomia (UFES)

Letícia Silva – Direito (FDV)

Luiza de Oliveira – Engenharia Química (UFES Alegre)

Marina Pierote – Nutrição (UFES)

Pietra Zanni – Física (UFMG)

Rubens Netto – Engenharia Civil (FURG)

Sara Fischborn – Engenharia Mecânica (IFES)

Sophia de Miranda – Psicologia (UFF)

 

Veja alista de alunos da COOPEDUCAR aprovados em cursos superiores:

 

Amanda Zaqui – Arquitetura UFES

Mariana Balbino – Fisioterapia UVV

Lara Altoé – Gastronomia UVV

Paulo Henrique Dias – Direto UVV

Maria Clara Rébuli – Direto na UVV

FONTE: ASCOM OCB/ES – Síntia Ott

(27) 3767-0642
(27) 99836-3920