Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/ca/13/alternativa3/public_html/wp-content/themes/Escola/topo.php on line 19
NOTÍCIAS
Coopesma é a primeira cooperativa educacional a implementar o Projeto Jovem Coopreendedor
4 de agosto de 2022

A escola irá aplicar a metodologia de ensino proposta pelo projeto a partir do segundo semestre de 2022

Em 2010 a Unesco publicou um relatório que definia a importância da educação e expunha os seus principais desafios. Nesse relatório, a instituição definiu quatro pilares fundamentais da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. Pensando nesses pilares, a Cooperativa Educacional de São Mateus (Coopesma) decidiu implementar em seu currículo o Projeto Jovem Coopreendedor, uma idealização do Sistema OCB/ES em parceria com o Sebrae/ES.

A Cooperativa Educacional irá colocar o projeto em prática durante o segundo semestre letivo de 2022, que teve início no dia 25 de julho deste ano. A princípio, a ação irá durar um semestre e se encerrará na primeira semana de dezembro, quando ocorrerá a Feira Empreendedora, resultado do que será realizado durante os próximos meses.

Irão participar do projeto as turmas do quarto, quinto, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. A metodologia e as missões propostas pelo plano de ensino serão aplicadas durante as aulas de Ética, Cidadania e Cooperativismo (ECC), com mediação do professor da disciplina.

APLICAÇÃO DO PROJETO

De acordo com Zenilza Pauli, diretora pedagógica da Coopesma, a Cooperativa Educacional decidiu aderir ao Projeto Jovem Coopreendedor a partir de uma provocação do Sistema OCB/ES e por um desejo antigo dos pais dos estudantes de inserir o empreendedorismo na grade de ensino dos filhos.

Ela afirma que todos irão ganhar com a implementação do projeto piloto na Escola. “A Coopesma ganha com a iniciativa pelo diferencial da educação proporcionada pelo projeto, e os estudantes e suas famílias pela oportunidade de agregar conhecimento e mudar comportamentos. Será um aprendizado para a vida”, diz.

Superintendente do Sistema OCB/ES e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, elogiou a iniciativa da Cooperativa e disse que a ação promete render bons frutos.

“A educação tem um forte potencial de transformação e é através dela que devemos disseminar os princípios do cooperativismo, modelo de negócio que tanto preza pela construção coletiva da sociedade. E nada melhor do que unir o cooperativismo ao empreendedorismo, porque empreender possibilita que a nova geração tenha mais autonomia e busque sempre pela inovação”, argumentou.

SOBRE O PROJETO COOPREENDEDOR

O Projeto Jovem Coopreendedor é uma iniciativa do Sistema OCB/ES e do Sebrae/ES e une os ideais das duas instituições. O projeto surgiu a partir da integração do Cooperjovem e do Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Ambos os programas visam uma educação que fomenta a visão empreendedora e o espírito de cooperação.

O Cooperjovem, desenvolvido pela unidade nacional do Sistema OCB e pelo Sescoop, está alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem por objetivo promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental. A metodologia visa colocar os estudantes como protagonistas da história, através de uma aprendizagem lúdica e ativa, baseada em projetos e missões. O Cooperjovem é fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

Com um propósito semelhante, o JEPP, educação empreendedora proposta pelo Sebrae para alunos do ensino fundamental, busca incentivar estudantes a quebrarem paradigmas e a desenvolveram habilidades e comportamentos empreendedores. Esse ambiente de aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumires riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar sempre atento às oportunidades.

 

Fonte: Sistema OCB/ES

 

(27) 3767-0642
(27) 99836-3920