Perfil
Uma nova forma de pensar a educação, com alternativa acessível para quem busca ensino de qualidade. Essa é a proposta da Cooperativa Educacional de São Mateus – Escola Alternativa “Lago dos Cisnes”.
Trata-se de uma cooperativa educacional, sem fins lucrativos, onde todos os custos da operação são divididos de forma igualitária entre os cooperados, sendo uma cooperativa de pais.
A Assembleia Geral Ordinária (AGO), é o órgão máximo da sociedade cooperativa, responsável pelas decisões de interesse do negócio. As principais decisões de uma cooperativa, como a eleição da diretoria, a escolha dos conselheiros e a definição da política de distribuição dos resultados são tomadas pela Assembleia Geral — órgão soberano composto por todos os cooperados.
A gestão e todas as decisões administrativas são de responsabilidade do Conselho de Administração, formado por 9 (nove) cooperados eleitos, entre seus pares, que decidem sobre as demandas de ordem econômica ou social de interesse da cooperativa e seus cooperados.
O acompanhamento das ações no âmbito financeiro, deliberadas pelo Conselho de Administração, é realizado pelo Conselho Fiscal, também formado por um grupo 6 (seis) pais, eleitos entre seus pares, com a atribuição de acompanhar as operações, atividades e serviços da cooperativa.
O Conselho de Pais e Mestres acompanha o desenvolvimento pedagógico da Cooperativa: resultados alcançados, desempenho dos professores e relacionamento entre escola e comunidade.
Todos os conselhos são formados por pais voluntários, sem remuneração ou benefícios para exercer a função de conselheiro.